sábado, 27 de junho de 2015

Como funciona um campeonato de Surf ?

ASP (Associação de surfistas profissionais) é formado por 34 surfistas onde em cada etapa, se juntam a eles dois convidados onde compõe 36 competidores por evento. Por exemplo em 2014, ocorreu 11 etapas ao redor do mundo, com os surfistas contando seus nove melhores resultados no ranking final.

As baterias normalmente duram 30 minutos. Sim o tempo da bateria pode ser alterada conforme as condições do mar. Cada surfista tem o direito de pegar até 15 ondas contando apenas as notas de suas duas melhores ondas. São escolhidos cinco juízes para observar cada bateria, dando notas de 0 a 10 para a onda surfada. A maior ou menor nota são descartadas. Média das três restantes dá a pontuação de cada onda.
Como são divididas as baterias ? Os 36 competidores são divididos em 12 baterias de três surfistas os vencedores avançam direto para a terceira fase. Os outros 24 competidores são divido em outras 12 baterias, quem vence avança para terceira fase, quem perde fica na 25° posição.

A terceira fase são novamente 12 baterias e o vencedor vai à quarta fase, enquanto oque perdeu termina o evento em 13° lugar. A quarta fase o vencedor avança direto às quartas de final, enquanto os que perderam disputam a quinta fase. Quem vence na quinta etapa passa às quartas de final e quem perde termina em 9°. Das quartas até a final são disputadas as baterias de dois surfistas.
Ao fim do ano, os 22 primeiros se classificam para o WCT (World Championship tour) do ano seguinte, junto a outros 10 competidores classificados pelo ranking do WQS.
O líder permanece usando a Lycra amarela onde de ele se destaca entre os competição.

Espero que tenho ajudado a vocês a entender melhor oque rola no meio desse evento tão maravilhoso
Alohaa !


Nenhum comentário:

Postar um comentário